O comércio eletrônico e as Redes Sociais

As redes sociais abriram um novo meio de comunicação entre empresas e consumidores. A dinâmica de lançamentos de novos produtos e necessidade de comunicação rápida e direta com os consumidores faz das redes um excelente meio de comunicação e percepção do mercado. É necessário desenvolver uma estratégia bem robusta para atuar nas redes sociais, pois a exposição da empresa passa a ser grande. É uma via de duas mãos, enquanto as empresas enviam informações sobre produtos e serviços os consumidores tem a facilidade de postar criticas que podem comprometer a empresa e seus produtos.

Uma forma de trabalhar com as redes sociais é a maneira tradicional de postar banners e propagandas de texto curto. A vantagem é que os anúncios são direcionados para grupos de pessoas de comportamentos parecidos com maiores possibilidades de retorno.

No caso do YouTube é possível as empresas promoverem vídeos para aparecerem no top da lista de vídeos recomendados. Um exemplo foi um vídeo comemorativo dos 25 anos da música de Renato Russo, Eduardo e Monica, produzido por uma operadora de telefonia celular que alcançou rapidamente milhões de acessos e foi noticia constante nas rodas de amigos. Depois de vencer a inércia inicial com a promoção paga do vídeo ele passou a ser recomendado por outras pessoas e de forma viral (exponencial) atingindo milhões de pessoas por um longo período. Nesse exemplo, as pessoas é que “correm” atrás da propaganda e não a empresa atrás de consumidores para divulgar seus produtos e serviços.

Outro tipo de divulgação é promover seu perfil nos microblogs para conseguir seguidores e divulgar seus produtos e serviços. A Dell Computers faturou US$1 milhão através de uma campanha de envio de mensagens para seus seguidores sobre promoções de vendas de computadores. Os dois últimos exemplos mostram o poder das redes sociais que iniciaram sua divulgação a partir de promoções pagas, mesmo utilizando ferramentas gratuitas. Esses sites de redes sociais utilizam técnicas conhecidas como freemium. Você oferece um serviço gratuito, mas para você promover ou acessar mais serviços você tem que pagar (o cliente premium). Oferecer conteúdo de valor na Internet de forma gratuita permite você explorar produtos freemium e o trabalhar com o chamado marketing de reciprocidade, ou seja, em algum momento alguém que recebeu um benefício era retribuir, de preferência comprando algum produto e serviço da empresa.

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